Andorra

 
No coração dos Pireneus e cercado de maravilhas naturais, este pequeno país que faz fronteira com a França e Espanha é um dos menores e mais antigos países da Europa.  Seus 468 km² se estendem numa beleza singular em um território pouco explorado do velho continente.
A apenas 200 km de Barcelona, na Espanha, e a 180 km de Toulouse, na França, a pequena Andorra recebe anualmente 10 milhões de viajantes, atraídos por suas belíssimas paisagens, suas montanhas nevadas, e por ser um paraíso de compras.
Há quem diga que o Principado de Andorra, nome oficial do país, foi fundado por Carlos Magno em 805, mas a história diz que Andorra pertenceu aos Condes de Urgel, no século IX, e que mais tarde passou a diocese de Urgel em troca de propriedades da Catalunha. Na época, o bispo impossibilitado de comandar o principado pediu a Caboet para governar. Já no século XII o conde francês de Foix herdou o território e entrou em conflito com a diocese pelas terras. Em 1278 a igreja e Foix fizeram um tratado que tornava ambos governantes conjuntos, por isso, Andorra é o único país do mundo que tem um co-principado, governado pelo bispo de Urgel e pelo presidente francês.
O país conta com mais de dez séculos de história, repleto de lendas e mistérios a espera de ser revelado.
Isolada no alto de uma cordilheira, Andorra está dividida em três vales que dão ao principado uma forma de Y. Com quatro grandes rios e dezenas de lagos azulado, sua água sulforosa é utilizada para tratamento.
Este minúsculo país não possui aeroporto nem estação de trem, seu território só pode ser acessado de carro ou de ônibus. E uma curiosidade, Andorra é o único país do mundo que tem o catalão como língua oficial.
Andorra está dividida por sete regiões administrativas, cada uma com seus atrativos. A capital, Andorra-la-Vella é ideal para compras, Canillo abriga o centro de esqui de Andorra, Massana destaca-se por sua infraestrutura, Escaldes-Engordany  por suas fontes termais, Ordino pelos seus museus e paisagens naturais.
A capital, Andorra-a-Velha, possui mais quatro mil lojas, e a ausência de impostos seduz os turistas de todo mundo. As liquidações de inverno acontecem entre o final de dezembro e fevereiro, e as liquidações de verão do final de junho a agosto.
Além das compras, este pequeno e fascinante país atrai anualmente milhares de esquiadores em busca dos seus picos nevados, afinal, são 65 montanhas com mais de 2.500 metros de altitude, sendo que o mais alto, o Coma Pedrosa, alcança 2947 metros.
Suas cinco estações de esqui, somam 286 km de pistas esquiáveis, que funcionam de dezembro a abril, e dependendo da quantidade de neve pode se estender até maio.
Com paisagens de tirar o folego nas quatro estações, seja depois de um dia de esqui, ou até mesmo de trekking no verão, é possível conhecer igrejas românicas, visitar minas abandonadas ou relaxar nas águas termais da montanha, o que não faltam são atrações.

Poderá também gostar de:
Praga
Em pleno centro da Europa, a capital da Republica Tcheca se destaca por ser cenários de grandes histórias, repleta de luzes, mist&eacu
Kotor
Uma das mais esplêndidas cidades de Montenegro, Kotor está dentro de uma das mais belas baías do mundo, Patrimônio da Humani
Santorini, Grécia
Conheça um paraíso chamado Santorini.
Volta ao mundo falando Espanhol
Conheça os países que falam espanhol num roteiro para dar a volta ao mundo!

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish