Zoológico de Luján

alt

Zoológico de Luján, um lugar único
 
Já imaginou ter contato com um animal selvagem? Interagir com tigres, entrar numa jaula com um leão enorme e pegar um filhotinho no colo? E alimentar um elefante? Já pensou em dar uma voltinha em dromedário? Por incrível que pareça tudo isso é possível. E não é preciso ir muito longe, basta ir ao Zoológico de Lújan que fica a pouco mais de uma hora e meia de Buenos Aires, na Argentina. 
O Zoológico de Luján, está localizado na Província de Buenos Aires, a 75 km da capital portenha, é o único em seu gênero, onde é possível ter contato direto com animais selvagens, proporcionando aos seus visitantes um passeio diferente e para muitos, memorável.
  • zoolujan 33
O ZOO de Lújan recebe visitas de pessoas do mundo inteiro por ser um desses lugares raros e quase únicos no mundo. Para quem ama animais é um lugar inesquecível, pois não há nada melhor que além de ver criaturas tão lindas, poder tocá-las e quebrar a barreira do dito “civilizado” e do selvagem. 
Sempre quando falo do zoológico, da possibilidade de interação com os animais, escuto comentários do tipo: “nem morto entro numa jaula com leão” ou me questionam se não é perigoso, se os animais estão dopados. Antes de qualquer coisa, não é perigoso e eles não estão dopados. Os leões, por exemplo, passam de 16 a 20 horas por dia em repouso. Isso justifica sua tranquilidade, se contar que eles têm hábitos noturnos e o ZOO não é aberto à noite.


  • zoolujan 181
 Os animais são nascidos em cativeiro e criados com muito carinho, não é raro ver um tratador beijando a boca de um leão ou até mesmo fazendo um penteado em sua juba. Os animais do zoológico são extremamente mansos, pois estão acostumados com as pessoas desde filhotes, os tratadores mantêm cachorros nas jaulas, assim eles aprendem a não ter instinto e a serem mais dóceis. Outra coisa muito importante: os animais estão sempre bem alimentados e não comem nada vivo.
Para entrar em uma jaula com um bichinho alguns cuidados são tomados, como a presença de um funcionário que instrui todo contato.  Alguns animais vivem em jaulas, outros em currais e alguns em total liberdade nos limites do parque e quase todos estão acessíveis aos visitantes. É possível interagir com tigres, leões, macacos, leões marinhos, lhamas, búfalos, elefantes, pumas, dromedários e também com ursos pardo. Para quem tiver coragem, é possível acariciá-los, amamentá-los, tirar fotos e quem sabe dar um beijinho nos leões e tigres adultos. Se tiver sorte pode até pegar um filhotinho de leão no colo.
  • zoolujan 65
 O que mais me chama a atenção é a paixão dos tratadores por esses animais, alguns têm até seus “amigos” tatuados na pele.
O zoológico conta também com um museu de relíquias ferroviárias e veículos militares e passeio de trenzinho.
Em Lújan não há limites nem distância entre o humano e o animal, isto é bem presente e ao alcance de todos, ou pelo menos de quem pode dar um pulinho até a Argentina. 


Algumas regras devem ser seguidas:

alt

 » Nunca dar as costas ou passar a mão na cabeça e na calda dos felinos.
 » Sempre fazer carícias com movimentos firmes e não fazer movimentos bruscos ao entrar em seu território.
 » Não é permitida a entrada de crianças nas jaulas dos tigres e leões adultos. As crianças podem entrar na jaula com os filhotes de até mais ou menos 1 ano. 
 » Bolsas e mochilas devem ser deixadas fora da jaula.
 » Em alguns casos, brincos grandes, colares e lenço são restritos, uma vez que tudo pode virar brinquedo para os felinos.
 » Em cada jaula é permitidas a entrada de no máximo seis pessoas por vez.
 » Não é permitido entrar ou sair da jaula sem que o tratador avise ou abra os portões.
 » Lembrando que nem sempre é possível pegar um filhote no colo ou alimentá-los, pois os funcionários do zoológico deixam claro que devem ser respeitados seus horários de alimentação e descanso. 

alt

alt

Animais sedados? Eles garantem que não!

O zoológico de Lújan, apesar do lado bom, gera também muitas controvérsias. Muitas pessoas comentam que os animais estão dopados e que o leite que eles tomam durante o dia possuem sedativos. Os funcionários garantem que os animais não estão sedados, os felinos depois das seis da tarde começam a ficar mais agitados e eu presenciei várias vezes eles abrindo leite lacrado para colocar nas “mamadeiras”.
Em alguns fóruns são discutidas os maltrato dos animais, algumas pessoas afirmam que os felinos têm os dentes arrancados e a garras cerradas, o diretor do Zoológico de Lújan, Jorge Semino, se manifestou e ofereceu tirar mostra de sangre de qualquer animal para ver se eles estão dopados e afirma que desde 1994 quando o zoológico foi inaugurado, nunca houve um acidente ou qualquer tipo de ataque por parte dos animais.


alt

  • zoolujan 15
 
  • zoolujan 26
  • zoolujan 17
  • zoolujan 23
  • zoolujan 71
  • zoolujan 60
  • zoolujan 52
  • zoolujan 72

























  • zoolujan 73
  • zoolujan 74
  • zoolujan 75
  • zoolujan 76













Como chegar:
 
» Ônibus: O ônibus 57 (Lujanero) sai da Plaza Itália. O trajeto demora em torno de uma hora e meia. Na volta, é só aguardar o ônibus 57 (Plaza Itália) que passa de hora em hora na esquina do zoológico.
É necessário comprar o cartão Sube que vale tanto para o ônibus como o metrô. (você carrega o cartão com o valor que quiser). Peça para o motorista avisar o ponto do Zoológico, mas fique atento a partir do pedágio de Lújan.
 
» Táxi: Outra opção é contratar um táxi com valor fechado para ir até o Zoológico.
 
» Excursões: Com guias ou com empresas que oferecem o passeio, mas sai bem mais caro.
 
» Preços (valores de setembro de 2014).
Passagem de ônibus ida e volta: 20 pesos
Entrada: 300 pesos
 
Importante: Algumas empresas e guias vendem o passeio de Lújan como exclusivo, que só com “eles” é possível entrar em certa jaula, ter contato com o leão grande, etc... Isso é marketing mentiroso. Todos os animais que estiverem disponíveis estarão para todas as pessoas. Todos sem exceção devem entrar na fila e esperar a sua vez. Um tour privado ou com guia pode até ter suas vantagens, mas não dentro das jaulas do Zoológico de Luján.
 
Mais informações: www.zoolujan.com

  • zoolujan 78
 
  • zoolujan 79
  • zoolujan 80
  • zoolujan 81



bwd  Página 1/10  fwd
 
Poderá também gostar de:
Torres
Conheça as praias mais bonitas do Rio Grande do Sul que ficam na cidade de Torres.
Carnaval no Brasil
Selecionamos os melhores destinos para passar o Carnaval.
Bariloche
Um dos destinos mais charmosos da América do Sul, Bariloche na Patagônia Argentina atrai milhares de visitantes anualmen
Stingray City
Conheça Stingray City, a cidade das arraias.

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish