Savana Africana




Savana Africana, um santuário da vida selvagem
Cami Pinheiro
 
Mundialmente conhecido, o famoso Kruger Park oferece uma experiência de vida selvagem que se classifica como a melhor da África. Na visita ao maior safári do mundo, é possível ver de tudo: hipopótamos, girafas, zebras, leões, elefantes, búfalos, leopardos, guepardos, rinocerontes, impalas, kudus, crocodilos, macacos, abutres, hienas, gnus, javalis, babuínos, dezenas de espécies de antílopes, entre outros, e todos podem ser observados em seu habitat natural. Se tiver sorte terá a possibilidade de encontrar com muitos desses há poucos metros do seu carro.

 
Conheça alguns animais que poderá encontrar no Kruger Park
 
Elefante
O elefante africano é o maior mamífero terrestre. No Kruger Park há 14 mil deles. Geralmente andam em manadas de 15 a 30 e pesam entre 4 e 6 toneladas. O elefante africano tem a orelhas no formato do mapa da África que cobrem os ombros, a pele é mais flácida, as patas traseiras só têm três dedos e a tromba tem dois lóbulos o que lhe permite levantar quase todos os objetos. Caminham 6 km/h, mas podem chegar a alcançar 40 km/h se estão furiosos ou assustados e comem 45 kg de vegetação por dia.

 
Leão
Há cerca de 1500 leões no Kruger Park que são altamente predadores, por isso, demarcam 10 km de caça e quando ruge é possível escutar a 8 km de distância. Os machos pesam cerca de 250 Kg e as fêmeas 150 kg. Eles necessitam de 5kg de carne por dia para sobreviver, mas quando tem caça pode ingerir até 30kg, podendo ficar dois ou três dias sem comer. As leoas caçam e tomam conta dos filhotes, enquanto os leões demarcam o território e defendem o grupo de ataques de hienas, búfalos e elefantes. Os leões têm hábitos noturnos e passam 16 horas por dia inativo, caçam no fim da tarde ou ao anoitecer.

 
Rinoceronte
O parque abriga 4000 rinocerontes brancos e 200 rinocerontes negros, este último muito difícil de avistar e corre risco de extinção. Ambos são antissociais e geniosos. Tem um único amigo, o Tchiluanda, um passarinho que tira os carrapatos e avisa da proximidade dos inimigos. Medem cerca de 1,80 por 4,20 de comprimento e pesam 3500 kg. Podem correr 45 km/hora.

 
Búfalo
Kruger Park abriga 23 mil búfalos. Este mamífero herbívoro pode ter 1,5 m de altura por 3 m de comprimento e pesa 900 kg. Bebe água duas vezes por dia, suas manadas podem ter entre 50 a 500 membros. É temido até mesmo pelos leões, que precisam estar em bando para atacar um macho.


Leopardo
Kruger Park abriga cerca de 1000 leopardos, e eles são os mais difíceis de ver. Medem entre 1 e 2 metros e pesam entre 30 e 90 kg. Quando é negro chama-se pantera.


Girafa
As girafas desfilam na savana como se estivesse em uma passarela, são tranquilas, mas estão sempre atentas. Pode medir entre 3 e 4 metros e pesar entre 800kg  e 1400kg . Podendo correr 60km por hora. Enxergam a um metro de distância e seu olfato alcança 500 metros. O parque abriga 9000 dessas charmosas criaturas.


 
Zebras
Kruger Park abriga 32 mil zebras. O padrão marcante das listras das zebras é diferente em cada animal. Portanto, os membros de uma família podem reconhecer uns aos outros por suas listras. Embora as listras sejam extremamente visíveis de perto, elas fazem uma boa camuflagem de longe e fornece proteção contra predadores. Leões em particular, gostam de caçar zebras, que vivem em pequenos grupos familiares de até 20 membros.


Crocodilo
Os crocodilos nadam com a ajuda da cauda movendo-se com a velocidade, em terra ficam imóveis como tronco de árvores, o que engana os outros animais. Só atacam o homem quando está com muita fome ou quando se sente ameaçado. Enquanto são pequenos vivem principalmente de vermes, besouros e caranguejos. Mais tarde, eles adicionar peixes, mamíferos de meio porte e aves aquáticas na lista de suas presas.


Cão selvagem
Há cerca de 200 no Kruger Park, podem correr 50 km por dia e não têm território definido, mas sempre ficam afastados das zonas onde se encontra hienas e leões. Correm risco de extinção. No Kruger somente um casal procria.

Antílope
Os antílopes são um grupo de mamíferos que abrange 90 espécies. No Kruger Park os mais comuns são kudus, impalas, palancas e gnus.


Impala
Geralmente são os primeiros animais avistados no safári. Há cerca de 150 mil no Kruger Park. Os machos têm chifres que podem atingir um metro de comprimento. Correm a 70 km/hora, saltam até 6 metros.


Babuíno
São caracterizados por calosidades vermelhas na parte inferior e a posição típica da cauda.  Vivem em grupos de 20 a 100 animais, são onívoros e vivem principalmente em insetos, ratos, lagartos e frutos silvestres.


Hipopótamo
Os hipopótamos são os animais mais temidos da África do Sul. Cada ano, mais pessoas são mortas por eles do que por todos os outros animais juntos. Os hipopótamos são vegetarianos e alimentam exclusivamente de grama. Pesam até duas toneladas e podem chegar a ter quatro metros de comprimento.
São extremamente territoriais, se sente ameaçado abre a boca, o que parece um bocejo, na verdade é um aviso. Se o invasor não se retirar, eles costumam atacar sem qualquer hesitação. Seus dentes da frente são como lâminas de barbear, as chances de sobrevivência são mínimas.


Hiena
A hiena é muitas vezes desprezada como um comedor de carniça, embora tenha uma contribuição valiosa para o equilíbrio ecológico nos parques naturais. Hienas têm os mais fortes dentes e mandíbulas de todas as espécies animais e pode até quebrar os ossos das maiores presas.


Cobras
Em todas as áreas da África do Sul existem diferentes espécies de cobras, a maioria delas inofensivas, mas algumas extremamente venenosas. A probabilidade de encontrar uma cobra venenosa é muito pequena, já que quase todas desaparecem rapidamente assim que sentem o menor movimento. No entanto, não se deve fazer caminhada sem sapatos fechados.


Esquilos
Estes roedores amigáveis ​​e mansos se alimentam de sementes, de grama, folhas e raízes. Eles são constantes nas reservas e acampamentos.


Suricata
Vivem em túneis subterrâneos, em grupos de 10 a 20 animais. Eles estão em constante movimento e não é facilmente fotografado. Mas às vezes é possível ver um grupo inteiro deles na frente de sua toca com a cara virada para o sol.


Javali
São animais dia e passam a maior parte do seu tempo à procura de alimento. Eles se alimentam principalmente de grama e raízes. Os javalis são fortes o suficiente para combater as hienas e guepardos, mas não pode derrotar um leão.


Gnu
Vivem em grupos de 20 a 40 animais. O Gnu pasta quando está frio, de manhã e à tarde. No tempo quente, procura sempre ficar sob a sombra das árvores.


Chita
As chitas são os mais rápidos de todos os animais terrestres, são seres muito sociáveis, normalmente vivem em casais ou em pequenos grupos.


Aves
A África do Sul é o lar de mais de 500 espécies de aves, entre elas as aves migratórias.

.................................................................................................................................................................
Sobre a Autora
Camila Pinheiro é paulistana, mas cidadã do mundo. Apaixonada por viagens, fotografia e Patrimônios da Humanidade! Já visitou mais de 50 países, mas ainda não chegou nem na metade da sua lista de desejos. Jornalista diplomada e viajante compulsiva, ama escrever e viajar, por isso, resolveu unir suas duas grandes paixões. Atualmente trabalha como editora de conteúdo online e vive fazendo planos para a próxima viagem. Contato: cami@tudoparaviajar.com

Poderá também gostar de:
Saqqara
Conheça o maior sítio arqueológico do Egito que conta 3 mil anos de história.
O que fazer em Joanesburgo
Resultado de uma mistura emocionante de etnia, de arte ocidental e de atividades culturais.
Blyde River Canyon
O maior cânion verde do mundo e uma das grandes maravilhas naturais da África do Sul
O que fazer em Marrakech
Vai visitar Marrakech ou tem vontade de conhecer? Saiba quais são as principais atrações da cidade.

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish