Volta ao mundo falando português
Conheça os países que falam a língua portuguesa num roteiro de volta ao mundo!
 
Fazer uma viagem de volta ao mundo é um sonho de muitas pessoas, passar por todos os continentes, conhecer um pouco da histórica e cultural. Mas muitos viajantes deixam esse sonho de lado por conta da barreira do idioma.
Mas se você não fala inglês e gostaria de fazer uma viagem assim, por que não uma viagem de volta ao mundo falando português?
Como isso é possível? Basta escolher os destinos certos em todos os continentes que falam a língua portuguesa.


Claro que as opções não serão muitas, uma vez que o português é a língua oficial de apenas oito das 192 nações do mundo, mas para ajudar a aumentar a listinha o dialeto está presente em diversos países e territórios que Portugal não obteve sucesso em tentar transformar em suas colônias.
Na Europa, por exemplo, sua viagem não precisa se resumir em apenas Portugal e os Arquipélagos de Açores e Madeira. É possível conhecer regiões que falam português em Galícia, Olivença e Vale do Xalima na Espanha e Rhône-Alpes na França. Já na Inglaterra é possível visitar a Ilha de Jersey; Altona e Hamburgo na Alemanha; Bruxelas, Antuérpia e Liége na Bélgica; em Genebra e Vaud na Suíça; em Larochette, Luxemburgo e em Escaldes-Engordany em Andorra.

 
No continente americano, apesar de apenas o Brasil falar português como língua oficial, é possível comunicar-se nas comunidades de emigrantes de língua portuguesa em New Jersey e Massachusetts nos Estados Unidos. Já no Canadá é possível falar português em Montreal e Ste-Thérese e em Puerto Iguazu na Argentina.
No Caribe é possível escutar português nas ilhas de Curação, Aruba, São Martinho, Bonaire, Santo Estáquio e Saba.
Já na África as ex-colônias de Portugal têm como idioma oficial a língua portuguesa, por isso, não deixe de visitar Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Além disso, português também é falado em Zanzibar, na Tanzânia.
Desfrutar do mundo asiático falando português também é possível. Na China há quem fale a língua em Macau; na Índia, em Goa, Diu e Damão. Isso também é possível em Java na Indonésia, na Malásia, no Sri Lanka e Málaca. Nem mesmo a Oceania escapa do roteiro, já que é possível visitar Timor Leste.
Fazer uma viagem de volta ao mundo falando apenas português não é só viável como extremamente fácil e diferente, uma vez que a barreira do idioma não será um empecilho e, além disso, será uma ótima maneira de conhecer um pouco mais da nossa história.


 
.............................................................................................................................................................